sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SEEDUC /Nova Eja - NEJA (Parte 2 de 3): Pontos positivos do Neja


Como imagino que gastarei muito mais linhas falando dos possíveis problemas que podem surgir (ou já surgiram) com o Nova Eja, vou começar falando dos benefícios dessa proposta (benefícios esses que são muito mais voltados aos alunos e, se me derem licença, para os empresários do setor de TIC´s, do que para os professores, como sempre):


1º Horário reduzido no período noturno – o EJA (Educação de Jovens e Adultos) sempre esbarrou no problema da compatibilidade do horário de trabalho com o horário escolar dos alunos. Grande parte da evasão nessa modalidade é motivada pela dificuldade em conciliar trabalho e estudo, ou mesmo a educação familiar, no caso de alunas com filhos pequenos. Além disso, muitos alunos chegam cansados à escola depois de um expediente de 8 horas ou mais, muitas vezes de outras cidades, o que prejudica bastante o seu rendimento.  Como NEJA, suprimindo o primeiro e o último tempos, o aluno não precisa chegar tão cedo e nem sair tão tarde da escola, cursando apenas 4 tempos de aula por dia (o aumento de um semestre decorrente disso, comentarei no item pontos negativos).

2º Uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC´s) – Em pleno século XXI não podemos dissociar as novas tecnologias da educação. Aulas multimídia, conteúdos digitais, diversificação de fontes de conhecimento são fundamentais para um aprendizado compatível com a realidade do mundo moderno (é claro que isso é mais fácil para os nativo-digitais, entre 10 e 15 anos). No EJA,  o uso das tecnologias reflete diretamente nas suas habilidades e competências e, com isso, na sua qualificação para o mundo do trabalho.
3º Acesso ao livro-didático – É uma reivindicação antiga dos professores do EJA a disponibilização de livros didáticos aos alunos do Ensino Médio. Na verdade, até mesmo no ensino fundamental isso é bem recente. Com o livro didático a necessidade de copiar conteúdos do quadro é reduzida e os alunos passam a ler mais e, consequentemente, escrever melhor. O livro é um recursos fundamental.
4º Capacitação do corpo docente – O trabalho com jovens e adultos deve ser diferenciado e tratado com bastante cuidado pelos educadores. As dificuldades encontradas, sobretudo na aprendizagem e na auto-estima dos alunos são muitas. Com a capacitação continuada dos professores, espera-se um trabalho mais efetivo e com melhores resultados. Além disso, muitos professores da rede estadual passam anos sem atualização de seus conhecimentos, o que prejudica seu desempenho e promove uma rotina prejudicial no seu cotidiano docente. É comum ouvirmos frases como “o estado emburrece os professores” ou “se eu preparar muito bem eu não consigo dar a aula”. De fato, muitos alunos apresentam problemas de aprendizagem e, muitas vezes a solução dos professores é “nivelar por baixo” e, assim, fazer com que muitos aprendam (só o básico). Com a formação continuada os professores sempre estão atualizando suas estratégias, aprendendo e compartilhando suas experiências.

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