segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Robô Curiosity faz primeira pefuração em Marte


Robô "curiosidade" abre nova era de exploração em Marte. Pela primeira vez usou a sua broca para perfurar um buraco em uma rocha do planeta Marte para tomar uma amostra e analisar , anunciou sábado, 9 fev NASA.


O robô, que pousou no planeta vermelho em agosto de 2012, usando a "broca ligado à extremidade de um braço robótico para perfurar uma rocha plana e veia e uma amostra a partir de dentro "diz agência espaço em um comunicado .
"O robô mais avançado já construído agora é uma análise de laboratório pleno" , congratulou-se John Grunsfeld , um oficial da missão, disse no comunicado.Segundo ele, é "a conquista mais importante" desde a chegada do robô em Marte.
SE A vida microbiana poderia existir
Amostras de rochas, coletadas no buraco 1, 6 cm de diâmetro e 6,4 cm de profundidade, deve fornecer pistas sobre o ambiente marciano.
NASA acredita que essas amostras de rochas, coletadas no buraco 1, 6 cm de diâmetro e 6,4 cm de profundidade, dar pistas para o meio ambiente uma vez que molhar existia na superfície marciana.
Para ser capaz de executar a perfuração em Marte, a NASA diz que fizeram oito brocas e perfurados mais de 1.200 buracos em 20 tipos diferentes de rocha Terra SRU.
Nos próximos dias, os controladores em terra irá transferir a amostra para o analisador depois de garantir que não tenha sido contaminado quando estava na Terra.
A missão de dois anos deste robô de seis rodas, o mais sofisticado enviado a Marte, com 10 instrumentos científicos, é saber se a vida microbiana poderiaexistir no Planeta Vermelho.
Fonte: Le Monde (Google Tradutor) 
http://www.lemonde.fr/sciences/article/2013/02/10/curiosity-procede-a-un-premier-forage-du-sol-sur-mars_1829722_1650684.html

Nenhum comentário: