Como imagino que gastarei muito
mais linhas falando dos possíveis problemas que podem surgir (ou já surgiram)
com o Nova Eja, vou começar falando dos benefícios dessa proposta (benefícios
esses que são muito mais voltados aos alunos e, se me derem licença, para os
empresários do setor de TIC´s, do que para os professores, como sempre):
1º Horário reduzido no período noturno – o EJA (Educação de Jovens
e Adultos) sempre esbarrou no problema da compatibilidade do horário de trabalho
com o horário escolar dos alunos. Grande parte da evasão nessa modalidade é
motivada pela dificuldade em conciliar trabalho e estudo, ou mesmo a educação
familiar, no caso de alunas com filhos pequenos. Além disso, muitos alunos chegam
cansados à escola depois de um expediente de 8 horas ou mais, muitas vezes de
outras cidades, o que prejudica bastante o seu rendimento. Como NEJA, suprimindo o primeiro e o último
tempos, o aluno não precisa chegar tão cedo e nem sair tão tarde da escola,
cursando apenas 4 tempos de aula por dia (o aumento de um semestre decorrente
disso, comentarei no item pontos negativos).
2º Uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC´s) –
Em pleno século XXI não podemos dissociar as novas tecnologias da educação.
Aulas multimídia, conteúdos digitais, diversificação de fontes de conhecimento
são fundamentais para um aprendizado compatível com a realidade do mundo
moderno (é claro que isso é mais fácil para os nativo-digitais, entre 10 e 15
anos). No EJA, o uso das tecnologias
reflete diretamente nas suas habilidades e competências e, com isso, na sua
qualificação para o mundo do trabalho.
3º Acesso ao livro-didático – É uma reivindicação antiga dos
professores do EJA a disponibilização de livros didáticos aos alunos do Ensino
Médio. Na verdade, até mesmo no ensino fundamental isso é bem recente. Com o
livro didático a necessidade de copiar conteúdos do quadro é reduzida e os
alunos passam a ler mais e, consequentemente, escrever melhor. O livro é um
recursos fundamental.
4º Capacitação do corpo docente – O trabalho com jovens e adultos
deve ser diferenciado e tratado com bastante cuidado pelos educadores. As
dificuldades encontradas, sobretudo na aprendizagem e na auto-estima dos alunos
são muitas. Com a capacitação continuada dos professores, espera-se um trabalho
mais efetivo e com melhores resultados. Além disso, muitos professores da rede
estadual passam anos sem atualização de seus conhecimentos, o que prejudica seu
desempenho e promove uma rotina prejudicial no seu cotidiano docente. É comum
ouvirmos frases como “o estado emburrece os professores” ou “se eu preparar
muito bem eu não consigo dar a aula”. De fato, muitos alunos apresentam problemas
de aprendizagem e, muitas vezes a solução dos professores é “nivelar por baixo”
e, assim, fazer com que muitos aprendam (só o básico). Com a formação
continuada os professores sempre estão atualizando suas estratégias, aprendendo
e compartilhando suas experiências.
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