Intitulada de Nova Eja, a nova proposta do Ensino
Médio na modalidade Educação para Jovens e Adultos – EJA – da Secretaria de
Estado de Educação SEEDUC gerou muitas expectativas entre os professores da
rede que atuam no período noturno e, também, muita polêmica. Desde o final do
ano de letivo de 2012, quando chegaram ao ouvido dos professores (aliás, nem
todos) pelos diretores de suas unidades, muitos questionamentos foram feitos e
muitos debates foram travados a cerca dos benefícios e problemas que ocorreriam
com a mudança. O Certo é que toda mudança no sistema de educação estadual é
recebido com muita cautela ou mesmo rejeição por parte dos professores,
sobretudo os mais antigos na rede. Não que seja pelo fato de eles não estarem
dispostos às mudanças, mas sim pelo fato de que, historicamente, mudanças no
sistema de educação estadual quase sempre são implementadas para prejudicar a
classe dos professores, assim como os demais profissionais da educação pública,
sobretudo nesses tempos de neoliberalismo. De fato, as mudanças ocorridas nas
gestões mais recentes da SEEDUC, sob o governo de Sério Cabral Filho,
objetivarem, quase sempre, o alcance de metas, números e índices em detrimento
da qualidade da educação pública estadual e, no tocante ao trabalho do
professor, atribuir cada vez mais funções (como o lançamento de notas online),
cobrar mais qualificação, responsabilidade (e responsabilizá-los sempre pelos
problemas encontrados) e dedicação sem promover uma verdadeira valorização dos
professores como plano de cargos e salários decente, redução do número de
alunos/turma, cumprimento da lei o 1/3 (levando em consideração a hora/aula
como hora/relógio.
Como acabei por escrever muito (o
que não é novidade), dividirei em quatro postagens. Essa, uma sobre os pontos
positivos, outra sobre os pontos negativos (de forma invertida por se tratar de
um blog onde as postagens mais recentes ficam acima nas antigas) e outra
especifica sobre a capacitação no IERP para a Metro I posteriormente.
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