quarta-feira, 29 de abril de 2020

Os fenômenos em Redes e os desafios da Aula Online e do Teletrabalho

Estamos vivenciando um tempo de quarentena e isolamento social compulsório devido à Pandemia do Corona Vírus (Covid-19). Com isso, estamos restringindo o acesso a algumas redes e aumentando o acesso a outras. De todo modo, estamos sempre nos envolvendo com processos em rede.
As redes são fenômenos que ligam pontos do Espaço a partir de uma determinada tecnologia ou mais de uma. Elas são formadas por "fixos" (os pontos ou "nós" da rede e as "linhas") e pelos "fluxos" (aquilo que percorre as linhas da rede e vão de um nó ao outro, que podem ser pessoas, mercadorias, capitais, ideias, informações, dados e etc.
Existem diversos tipos de redes, desde as de transporte, que podem ser terrestres, aquáticas ou aéreas, classificadas em diferentes modais (como os transportes terrestres: rodoviários, ferroviários, dutoviários; os transportes aquáticos: hidroviário fluvial, marítimo e subaquático, além do transporte aéreo e o aeroespacial) até as redes de informação e comunicação (ou infovias), nas quais os dados digitais, conversas, transações bancárias, conteúdo de entretenimento ou educativo (como nossas "aulas online") percorrem de um lado para o outro. Tem também as redes de energia, de saneamento básico, de serviços e etc.
Como estamos em quarentena, devemos ficar em casa, contudo, precisamos manter os estudos por outros meios e as aulas online são uma das estratégias mais favoráveis, assim como muitos trabalhadores estão precisando fazer o chamado "Home Office"(teletrabalho ou, nesse caso, trabalho em casa) Assim sendo, você poderia identificar as redes que está deixando de usar ou restringindo o seu uso para promover o isolamento social? Por outro lado, você consegue identificar as redes que utiliza com frequência, estando em casa? Deixe nos comentários suas impressões a respeito disso:
#Geoeducador #Quarentenados #AulasOnline #GeoAulas #Redes

Nenhum comentário: