quinta-feira, 16 de abril de 2020

GEOAULA 08 QUARENTENADOS - Conceitos de Povo, Nação, País, Território e Estado

Nesta GeoAula voltada aos alunos do 8º, ao 9º ano e ao Módulo I da NEJA (2º bim), tratamos de conceitos demográficos e geopolíticos importantes como povo, nação, estado, país e território.
Primeiramente precisamos recorrer aos conteúdos básicos sobre o Espaço Geográfico e entendermos as definições de Território (nesse caso, mais especificamente, o território nacional, embora hajam outras importantes vertentes dos estudos territoriais, territorialidade e etc - a título de resumo). A partir disso, precisamos diferenciar os conceitos de povo (jurídico, de jurisdição), de nação (étnico-cultural) e Estado (e Estado-Nação) para entendermos o significado amplo de "País".
Essa aula, recheada de ilustrações, pretende, de forma resumida, apresentar essas distinções para facilitar os estudos geopolíticos e culturais das referidas escolaridades (Entendermos as Regionalização do Mundo e a Globalização para o 8º ano, A diversidade étnico-cultural da Europa, para o 9º ano e os conceitos demográficos para o Módulo I do Ensino Médio - ou, até mesmo, entendermos a Geografia do Brasil, no 7º ano)
Preparado para refletir sobre tudo isso? Clique no vídeo e veja a aula na íntegra!

Nenhum comentário: