quinta-feira, 16 de abril de 2020

GEOAULA 05 QUARENTENADOS - Revolução Industrial e suas fases

Nessa GeoAula, voltada aos alunos do Módulo III da NEJA (importante também para os alunos do (8º ano), tratamos sobre o processo histórico chamado Revolução Industrial e o avanço das Tecnologias de Transporte, Informação, Comunicação e Biomedicina.
A Revolução Industrial é dividia em fases, com diferentes desenvolvimentos tecnológicos, usos de energia e relação com o ser humano e a vida. Dessa forma, resumidamente temos:
1ª RI - Iniciada na Inglaterra e difundida entre os séculos XVII e XIX, marcada pelo uso do Motor de Combustão Externa ou "Máquina à Vapor", sobretudo na indústria têxtil, na metalurgia e nos transportes ferroviários, após o desenvolvimento da Locomotiva. Tinha o Carvão Mineral, um combustível fóssil sólido, como principal fonte de energia.
2ª RI - Iniciada nos EUA, início a meados do século XX, a partir da invenção e aperfeiçoamento do Motor de Combustão Interna ou "Motor a Explosão", sobretudo na indústria automotiva, com a adoção do Sistema Rígido de Produção / Fordismo, da Linha de Montagem. Tinha os derivados do Petróleo (Gasolina, Diesel, Querosene), um combustível fóssil líquido, como principais fontes de energia.
3ª RI - Inciada no Japão a partir do desenvolvimento do Computador e as demais tecnologias de Informação, promovendo a automatização ou robotização industrial, o Sistema de Produção Flexível / Toyotismo, bem como o advento da internet e dos aparelhos e serviços online "smart" / "i" / "e". Nessa fase predominou a diversificação das fontes de energia, com destaque para os Biocombustíveis, a Energia Elétrica (De usinas termo, hidro, nuclear, eólico ou solar/fotovoltaicas e geotérmicas). A dependência dos derivados do petróleo, no entanto, permaneceu.
4ª RI - Ainda no seu início, essa fase está atrelada aos avanços na Biomedicina, na Nano-robótica, na nanotecnologia e nas pesquisas genéticas. A partir da manipulação da vida e da integração homem x máquina, essa fase da Revolução Industrial pretende anular a dependência dos combustíveis fósseis com o desenvolvimento de energias menos poluentes, alcançar a cura para doenças, principalmente as congênitas, o cultivo de órgãos e a produção de órgãos biônicos, bem como garantir a segurança alimentar a sem dependência da natureza, inclusive com a criação dos transgênicos, clones e etc. Nessa Pandemia do Covid-19, os esforços biomédicos tem sido fundamentais
Pra saber tudo isso e muito mais, veja a aula na íntegra clicando abaixo. Um abraço!


Nenhum comentário: