quarta-feira, 6 de março de 2013

Morre presidente venezuelano Hugo Chávez: Jornais do Rio dão show de desrespeito.

Jornais do Rio dão show de desrespeito pela morte de Hugo Chávez


A mídia é podre e a população já está com má digestão. A falta de respeito de alguns dos jornais do RJ nas notícias relacionadas à morte do presidente da Venezuela Hugo Chávez Frías, aos 58 anos, na tarde de ontem (05/03), demonstra a orientação política e inescrupulosa que seguem. Debochando ou ignorando, muitos tentaram boicotar a dimensão do fato ocorrido e manipular as opiniões da grande massa, principalmente dos leitores dos tabloides populares "Meia Hora e Expresso".

 O Campeão do desrespeito é o grupo editoral EJESA que publica, entre outros, os jornais O Dia e o Tabloide Meia Hora. Na capa do Jornal O Dia, Chávez aparece careca (devido ao tratamento radioterápico) com um chapéu venezuelano meio engraçado, aparentemente colocado para chamar a atenção por ser exótico, como se o presidente falecido fosse um palhaço e o subtitulo de "O Polemista". No resumo, o jornal diz que ele foi "derrotado pelo câncer", uma alusão ao lema que ele mesmo teria criado: "socialismo ou morte". Já o tabloide 'Meia Hora', conhecido por sua linguagem chula e ofensiva, o deboche e a brincadeira de muito mal gosto, provavelmente o maior dos desrespeitos, uma montagem (imagem acima) com a foto do presidente cujo título é "Chavez morre sem querer querendo" e diz ainda que deixou o professor Girafales no poder. Abaixo uma imagem do personagem 'Chaves' do ator mexicano RobertoGómez Bolaños dizendo 'estou vivo' e mais abaixo a frase 'E o Quico? logo ao lado da foto do personagem  de Carlos Villagrán que  inclusive já atuou e morou na Venezuela.
Já a editora Globo, que publica entre outros, os jornais O Globo, Extra e o taboide Expresso não ficaram para trás. Pecaram na indiferença. O Tabloide Expresso sequer colocou uma matéria sobre a morte de Chaves na capa do jornal (e lembrem que ele faleceu ontem à tarde e está sendo noticiado em todo o mundo). No tabloide, o destaque foi para a 'beleza' da ex mulher do goleiro Bruno, que seria 'a musa do tribunal'. Já o Extra colocou apenas uma pequena chamada na capa ao lado de uma grande foto da ginasta Jade Barbosa, que segundo o jornal, já é um 'mulherão'. Já a capa do jornal O Globo, não consegui imagens na internet e não é possível avaliar, mas como se trata de Globo, já basta o tom arrogante do comentarista Arnaldo Jabour no Jornal da Globo da madrugada de ontem e não precisa falar mais nada.
Enfim, total desrespeito com uma figura pública muito importante, um estadista, um presidente eleito pelo povo venezuelano e, independente de concordarmos ou não com suas ações, merece o devido respeito. A presidente Dilma lembrou que ele (Hugo Chávez) tornou a Venezuela amiga do Brasil (e com isso, suas reservas de petróleo), colocou o país no mapa do Mercosul e sempre defendeu os povos latinoamericanos. Lamentável vivermos em um país com uma mídia tão inescrupulosa. Mas, como aprendemos com o saudoso geógrafo Milton Santos, devemos nos apropriar da técnica para lutar contra essas facetas perversas do capitalismo. Divulguem, compartilhem, indiquem a leitura desse post aos seus colegas e  vamos mostrar que é necessário muito cuidado com a mídia.
Que Deus conforte o coração dos familiares do comandante Chávez, seus compatriotas venezuelanos e todos que não se alegraram com a morte dele.

Um comentário:

Vash disse...

No que diz respeito a morte de um ditador comunista era pra se fazer uma verdadeira festa. Não acho desrespeito, porque chavez não merece respeito algum. Quantos venezuelanos forma mortos, oprimidos, e privados de seus direitos por causa dele, alguém aqui sabe? pra mim chavez e hitler, stalin, fidel, é tudo farinha do mesmo saco - a escória da humanidade.