segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Morre, aos 95 anos, historiador Eric Hobsbawm


Família confirmou que intelectual morreu na madrugada passada após pneumonia. Ele é conhecido por suas obras 'A era das revoluções', 'A era do capital' e 'A era dos extremos', entre outras.

Inglaterra -  O historiador britânico Eric Hobsbawm morreu em Londres aos 95 anos, segundo informação divulgada por sua família nesta segunda-feira. O intelectual marxista é considerado um dos maiores historiadores do século 20 e escreveu "A era das revoluções" , "A era do capital", "A era dos impérios" , "Era dos Extremos", entre outras obras.
Eric Hobsbawm foi considerado um dos historiadores mais influentes do século | Foto: EFE
Marxista convicto, Hobsbawm nasceu no Egito, filho de pais judeus, mas foi criado na Áustria e na Alemanha. Sua família mudou-se para a Grã-Bretanha depois que Adolf Hitler subiu ao poder em 1933. A filha do historiador, Julia Hobsbawn, informou que seu pai morreu na madrugada passada. Ele estava internado em um hospital, tratando uma pneumonia.
A Era dos Extremos, uma de suas principais obras
Vida
Hobsbawm nasceu no dia 9 de julho de 1917 no Egito ainda sob o domínio britânico, e tinha, por isso, nacionalidade britânica. Ele passou os primeiros anos de sua vida em Viena e Berlim. Nessa época, tanto a Áustria quanto a Alemanha sofriam com a crise econômica e a convulsão social, consequências diretas da Primeira Guerra Mundial.
Hobsbawm casou-se duas vezes, primeiro com Muriel Seaman em 1943 (divorciou-se em 1951) e logo com Marlene Schwarz. Com esta última teve dois filhos, Julia e Andy, e um filho chamado Joshua de uma relação anterior. 
As informações são do IG

Um comentário:

casa de professora disse...

UMA GRANDE PERDA, HÁ PESSOAS NO MUNDO QUE DEVERIAM SER ETRNAS: MORREM PRODUZINDO CONHECIMENTO...