quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Enem 2012: Cinco atualidades que podem cair no Enem



A atualidade não faz parte do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no entanto, o Enem é conhecido por alinhar temas propostos com a atualidade. Acaba unindo cotidiano com alguma temática histórica.
Partindo deste conceito, e analisando fatos que em 2012 ganharam notoriedades, listaremos cinco acontecimentos que devem estar presentes na hora da prova.
Suspensão do Paraguai do Mercosul
Foi anunciado na 43ª cúpula do Mercosul, realizado em junho, que o bloco decidiu suspender o Paraguai até que seja realizadas novas eleições presidenciais democráticas neste país. Com isso, o Paraguai sofreu sanções econômicas, e a Venezuela foi incorporada como membro pleno do bloco.

30 anos da Guerra das Malvinas
No dia 2 de abril deste ano foi comemorado os 30 anos da Guerra das Malvinas. Iniciado, a partir do momento que a Argentina reivindicou as ilhas como parte integral e indivisível de seu território, incluindo-as como partes da província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul. Apesar de o conflito ter ocorridos na década de 80, tensões entre Argentina e Reino Unido pelo domínio das Ilhas Malvinas ou Falklands, ainda existe.

O impeachment de Fernando Collor
Em meados de 1991, denúncias de irregularidades começaram a surgir na imprensa, envolvendo pessoas do círculo próximo de Fernando Collor, como ministros, amigos do presidente e mesmo a primeira-dama Rosane Collor. Em meio à forte comoção popular, é instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a responsabilidade do presidente sobre os fatos divulgados. Em 2 de outubro é aberto o processo de impeachment na Câmara dos Deputados, impulsionado pela maciça presença do povo nas ruas, como o movimento dos Caras-pintadas.
Foi a primeira vez na história republicana do Brasil que um presidente eleito pelo voto direto era afastado por vias democráticas, sem recurso aos golpes e outros meios ilegais.

A Revolução Constituinte de 32
No dia 9 de julho de 1932 de início ao maior conflito armado do Brasil no século passado. Paulistas se rebelaram contra a ditadura do presidente Getúlio Vargas e exigiram uma nova Constituição para o país. O conflito durou 85 dias.

A descoberta da partícula de Deus
Em julho deste ano, após mais de 50 anos de estudos, os físicos do Grande Colisor de Hádrons (LHC), maior acelerador de partículas do mundo, anunciaram a descoberta de uma suposta nova partícula: o bóson de Higgs, também conhecida por partícula de Deus. A nova partícula subatômica teria dado origem à massa de todas as outras partículas. Se sua existência for confirmada, será um passo importante da ciência na compreensão da origem do Universo.

Nenhum comentário: