sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Geo com Pipoca 2 - O Ditador


Vamos para a segunda sessão de Cinema Geo com Pipoca” (que poderíamos também chamar de "História com Pipocade vez enquanto).  Como prometido, o blog Geoeducador vai indicar filmes que podem nos ajudar a entender a Geografia e a História (inclusive o que não aprender).
Os filmes estão publicados por terceiros em outros sites como o You Tube e o Dailymotion e o blog somente redireciona para esses servidores.
Os temas que vamos tratar com esses filmes variam desde geopolítica, meio ambiente e história, etc... Tudo isso com filmes de ação, dramas, vídeo-documentários, ficção científica ou mesmo comédias.
Para nossa segunda rodada de Geografia com pipoca escolhemos o filme "O Ditador" de Sacha Baron Cohen, mesmo ator de Borat. Nessa sátira recém lançada confrontam-se ideais de "democracia" e "ditadura", além do esteriótipo produzido nos países "ocidentais" acerca do povo "árabe". Vale a pena deixar de lado todas as idéias prévias sobre esses assuntos e mergulhar na saga do Sheik Comandante General Líder Supremo Aladeen na defesa do seu autoritarismo sob a república de Wadiya.



Aperte o "Play" para assistir. Caso não funcione, clique aqui ou na foto acima.

Sinópse

A heróica história do General Aladeen (Sacha Baron Cohen), ditador da República de Wadiya, localizada no norte da África. Ele dedica sua vida inteira a garantir que a democracia jamais chegue ao seu país, enquanto ergue estátuas em sua homenagem e cria seus próprios Jogos Olímpicos. Quando a comunidade internacional suspeita que Wadiya está construindo uma arma nuclear, ele é intimado a se explicar na sede da Organização das Nações Unidas, nos Estados Unidos. Mas seu encontro com a democracia americana não se passa exatamente como ele esperava...

Dados do Filme:

·        Lançamento -24 de agosto de 2012 (1h 23min
·        Dirigido por - Larry Charles
·        Com - Sacha Baron CohenAnna FarisBen Kingsley mais
·        Gênero - Comédia
·        Nacionalidade - EUA

Título original
The Dictator


Distribuidor
PARAMOUNT PICTURES


Ano de produção
2012
  
Após, se desejar, compare com o filme de Charlie Chaplin "O Grande Ditador"

The Great Dictator, 1940 - Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem. 

Prêmios: Indicado para Melhor Ator, Melhor Música, Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Original. Associação dos Críticos de Nova York 1940 - Vencedor de Melhor Ator

Nenhum comentário: