segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Geo com Pipoca - A Queda! as últimas horas de Hitler.


Começou a Sessão de Cinema Geo com Pipoca” (que poderíamos também chamar de "História com Pipoca" de vez enquanto).  De qualquer modo, o blog Geoeducador vai indicar filmes que podem nos ajudar a entender a Geografia e a História (inclusive o que não aprender).
Os filmes estão publicados em outros sites como o You Tube e o Dailymotion e o blog somente redireciona para esses servidores.
Os temas que vamos tratar com esses filmes variam desde geopolítica, meio ambiente e história  até ficção científica ou mesmo comédias.
Para a primeira sessão escolhemos o filme “A queda! As últimas horas de Hitler”. Polêmico e longo, o filme retrata os últimos momentos do 3º Heich alemão e a queda nazista em 1945. Momentos de intimidade do ditador são tratados com muita ação e emoção. Os críticos dizem que o filme humaniza Hitler, mas devemos pensar primeiramente que ele era, sim, um ser humano (cruel e assassino, mas humano).
O Filme inicia com um trecho do documentário Eu fui a secretária de Hitler (2002), na qual Traudl Junge, que quando jovem que se candidata ao cargo de secretária de Hitler e o acompanha até os últimos momentos, narra o que passou ao ter o azar de conseguir o emprego. O filme mostra um ponto de vista de quem, como poucos, vivenciou um dos momentos mais marcantes da história contemporânea e sobreviveu para contar.


Dados do filme:
Título: “A queda! As últimas horas de Hitler” - Der Untergang
País: Alemanha / Itália         Ano: 2004
Gênero : Drama/Guerra -  Duração: 150 min.
Direção: Oliver Hirschbiegel
Roteiro: Bernd Eichinger
Elenco: Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, Corinna Harfouch, Ulrich Matthes, Juliane Köhler, Heino Ferch, Christian Berkel, Matthias Habich

Resumindo: vamos preparar a pipoca que vai começar a Geografia!!!

Nenhum comentário: