sábado, 22 de janeiro de 2011

O Parasiso rodeado de águas




Aqui bem próximo de nós se esconde o paraíso. Há algumas milhas da costa, longe da massificante vida metropolitana e guardada pela dificuldade de acesso,  emerge a Ilha Grande: ilha continental pertencente ao município de Angra dos Reis. Resquício da geomorfologia da Serra do Mar no seu contato direto com “seu mar” na região conhecida como Costa Verde – RJ, a Ilha grande possui paisagens exuberantes, grande biodiversidade e um potencial turístico incrível. Tudo devido à significativa preservação de seu ambiente natural, a Mata Atlântica.
Refugo de poucos (embora tão próxima da Capital), a Ilha exibe desde as mais belas praias naturais, conjugadas à mata costeira, fantásticas cachoeiras, fauna e flora tipicamente tropicais e intensa e colorida vida marinha, até mesmo testemunhos históricos de grande riqueza patrimonial como ruínas de presídios, templos religiosos e aquedutos (ainda em utilização) . Somando-se isso a um centro de pesquisas ambientais mantido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o resultado é o paraíso. Um lugar onde a segurança dos visitantes é quase infalível, onde a cada km percorrido centenas de tomadas fotográficas podem ser tiradas, onde cada paisagem compete com a beleza das adjacentes e onde se pode viver grandes sonhos.
Dentre as praias que mais se destacam na Ilha Grande é a praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Localizada a sudeste da Ilha, voltada para o mar aberto, Lopes Mendes destaca-se por suas areias finas e claras, a ponto de ofuscar as vistas devido ao grande reflexo da luz solar. Além disso a água não possui poluição e permite ao banhista adentrar grande distancia de águas rasas, ressalvados os períodos de grande agitação marinha. Outro fator que chama a atenção é que, para se chegar em Lopes Mendes é necessário percorrer uma trilha de 30 min pela mata que rodeia, cruzando de norte a sul a ponta dos Castelhanos. Assim sendo, a paisagem que se vê remonta os tempos da chegada dos colonizadores no Brasil, uma vez que a mata atlântica que existia encostava-se ao mar, como ocorre em Lopes Mendes. Pudera ter gritado Cabral “Mata a vista” em vez de “terra”. Lopes Mendes, também devido ao difícil acesso, foi uma das primeiras praias de nudismo do Brasil por algum tempo.

 Lopes Mendes - Ilha Grande RJ

continua....

Nenhum comentário: