sábado, 3 de setembro de 2011

Desfile Cívico 2011 em Cabuçu: Um Show de Inclusão na Av. Severino Pereira da Silva



Cerca de 16 Escolas se reuniram na tarde de ontem (02/09) na Avenida Severino Pereira da Silva em Cabuçu, para marchar pela inclusão no o desfile cívico 2011 das escolas da rede pública da URG e próximas. Bandas musicais, coreografias, apresentação de oficinas do Mais  Educação,  marchas uniformizadas e muita comemoração em razão do dia da Pátria (07 de setembro) ser na próxima quarta feira. Escolas municipais, Colégios Estaduais e Cieps bradaram em alta voz: Conviva com a diferença! Diga não à discriminação!





Estavam presentes na solenidade a prefeita Sheila Gama e alguns vereadores, além de integrantes da Secretaria de Educação e de Cultura e Turismo.

CONTINUE LENDO



Entre as escolas estaduais, apresentaram-se os CIEP 075 JArdim Cabuçu, 168 Ilda Silveria Rodrigues, 383 Máximo Gorki e os Colégios Estaduais Sargento Antônio Ernesto, Barão de Tinguá.
Entre as escolas da rede municipal marcaram presença as E.Ms Abilio Ribeiro, Três marias, Joaquim de Freitas, Campo Alegre, Darcilio Ayres Raunheitti, Nabor Otuki, Chaer Kasen Kalaun, , Jardim Nova Era, Profª Dulce de Moura Raunheitti Ribeiro,  Visconde de Itaboraí , Dr José Froez Machado e Prof Newton Gonçalves de Barro.

A Marcha Cívica começou por volta das 14:00h no trecho que vai do Centro Educacional Valverde até os Correios, sendo o tráfego de onibus desviado para a rua Itororó e Taquaretinga, retomando a Av. Severino Pereira na Altura do Parque de Eventos de Cabuçu. A organização do transito ficou a cargo da SEMTESP.


A primeira escola a desfilar foi a E.M Abílio Ribeiro que funciona próximo ao local do evento. ma das alas da escola fez homenagem aos cadeirantes, com desenhos nas camisetas do uniforme e a presença de alunos deficientes em destaque. Faixas carregadas pelos alunos constavam "Na diversidade estáa  Diferença" e "Incluir é sair das escolas dos 'Diferentes' e promover uma escola das 'Diferenças'", o mesmo feito pela E.M Campo Alegre, que complemntou com a reinvindicação pela valorização das escolas rurais.  O profª Dulce tratou da inclusão dos defientes visuais e a banda do C.E BArão do Tinguá chamou a atenção do público com uma coreografia dançante. A E.M Jardim Nova Era e o C. E Sgto Antônio Ernesto tocaram nos temas preconceito e racismo, chamando a atenção para a necessidade de cidadania para todos. O Ciep 075 relembrou o massacre de Realengo e pediu paz! O CIep Maxim oGorki, ultimo a se apresentar, carregou a frente da escola as bandeiras do Municipio de Nova Iguaçu, do Estado do RJ e do Brasil para fechar com 'chave de ouro' o desfile cívico marcado pela luta pela cidadania em 2011.

Matéria: Edson Borges Filadelfo
Fotos Fernanda Bastos da S. Filadelfo.

Um comentário:

Jéssica disse...

Oi! lembra de mim "Jéssica Magalhães, do Ciep menina inteligente! rsrsrs adorei o site Professor parabens! ♥♥