quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Faetec: Edital Cursos Profissionalizantes 2013/1

NORMAS DE INGRESSO PARA PROCESSO SELETIVO DE VAGAS AOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA OU QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DA REDE FAETEC – 2013
(1ª rodada)



A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) através da Diretoria de Formação Inicial e Continuada (DIF) torna pública a presente norma contendo rotinas e procedimentos relativos à oferta de vagas dos cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O ingresso nos cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional será realizado através de sorteio publico.
1.2 O sorteio público destina-se a selecionar alunos para o preenchimento de vagas nos cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional da Rede Faetec e é de responsabilidade da DINFO/DIF/FAETEC.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1 O período de inscrição terá início no dia 15 de janeiro de 2013 e se encerrará no dia 30 de janeiro de 2013.  Todas as datas do presente documento estão disponíveis no Calendário (Anexo I).
2.2 As inscrições serão realizadas integralmente por meio da internet na página eletrônica www.faetec.rj.gov.br  Com o intuito de facilitar o acesso dos candidatos, a Faetec também disponibilizará pólos digitais (Faetec Digital) para fins de inscrição, os quais funcionam de segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 17h.
2.3 Antes de efetivar sua inscrição, o candidato deverá acessar a página eletrônica www.faetec.rj.gov.br por meio da internet, ler as normas de inscrição em sua integralidade, observar os cursos de seu interesse, os pré-requisitos e os endereços das unidades de ensino (Anexo II). Serão admitidos até 3(três) inscrições por CPF para  3 (três) cursos diferentes.
2.4 A inscrição para preenchimento das vagas contidas nesta norma implica na aceitação irrestrita das condições estabelecidas pela Faetec, não cabendo ao candidato qualquer recurso em relação as mesmas.
 2.5 Não há cobrança de qualquer espécie de taxa de inscrição.
2.6 Ao ler e concordar com os termos da presente Norma, e ao término da inscrição, o candidato deve anotar e guardar o número de inscrição. Orientamos que o candidato imprima o comprovante.
2.7 Para a realização da inscrição é obrigatório que o próprio candidato esteja inscrito no Cadastro Pessoa Física (CPF), não sendo admitida inscrição com CPF de terceiros sob pena de cancelamento da referida inscrição.
2.8 As informações prestadas são da inteira responsabilidade do candidato, se maior de idade ou dos pais/responsáveis, se menor de idade.

3. DO SORTEIO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
 3.1 O sorteio público para cursos da Formação Inicial e Continuada – FIC/DIF será realizado na sala de multimídia no prédio da presidência da Faetec, conforme data e horário estabelecido no calendário (Anexo I).
3.2 No resultado final constará:
a) listagem de candidatos sorteados na vaga, sendo esta a listagem que validará a matrícula.
3.3 Os resultados oficiais do sorteio para preenchimento das vagas serão divulgados na página eletrônica www.faetec.rj.gov.br, nas datas definidas no calendário (Anexo I).
3.4 Após o encerramento do período de matrículas dos candidatos sorteados, os candidatos inscritos (não contemplados no sorteio) poderão procurar a unidade de ensino no período definido no calendário (Anexo I), para verificar a existência de vagas ociosas.
3.5 A inscrição dos candidatos que participarem do presente processo seletivo para o preenchimento de vagas nos cursos DIF/FIC terá validade somente até a data do sorteio.
3.6 A FAETEC não se responsabilizará por instituições não autorizadas que divulguem ou repassem informações aos candidatos.
3.7 O não acompanhamento por parte do candidato das informações divulgadas na página eletrônica www.faetec.rj.gov.br e o consequente não comparecimento nas datas informadas acarretará a perda da vaga e a eliminação do candidato.
4. DA MATRÍCULA
4.1 O candidato deverá realizar a matrícula, no período de  04 de fevereiro de 2013 até o dia 07 de fevereiro de 2013, conforme estabelecido no calendário (Anexo I), na unidade de ensino para a qual foi sorteado.
4.2 O próprio candidato deverá comparecer ao local de matrícula para tirar a foto (no caso de menor de idade deverá ser acompanhado de seu responsável) e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição, inclusive, os documentos requeridos como pré-requisito do curso escolhido, quando for o caso.
4.3 Documentos necessários para apresentação na unidade de ensino no ato da matricula:
 a) certidão de nascimento ou casamento,
b) carteira de identidade,
 c) CPF (Cadastro de Pessoa Física)
d) comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e
 e) comprovante de escolaridade e/ou curso exigido, conforme o pré-requisito do curso pretendido
 5. APROVEITAMENTO DE VAGAS OCIOSAS
5.1 O aproveitamento de vagas ociosas terá a validade somente no período compreendido entre 21 de fevereiro de 2013 até o dia 26 de fevereiro
de 2013, conforme estabelecido no calendário (ANEXO I) do presente
documento.
6. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
6.1 Após o encerramento do processo de ingresso às vagas, caso o número de alunos seja inferior a 60% do quantitativo de vagas ofertadas para cada turma, a mesma será cancelada.
6.2 Será considerado desistente o aluno que não comparecer às aulas durante a 1ª quinzena do curso, sem justificar as referidas faltas.
6.3 Todos os cursos de qualificação profissional possuem um módulo básico, com os componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Saúde Segurança e Meio Ambiente, Temas Transversais, que são oferecidos na modalidade à distância, através do ambiente virtual de aprendizagem – AVA (Moodle)
6.4 Esses componentes são obrigatórios. Os alunos serão orientados a acessar a plataforma para leitura de material didático, bem como para responder aos fóruns e para resolução dos exercícios de cada disciplina. Todo o processo será acompanhado por tutores (professores).

Anexo I - Calendário
Anexo II - Pré-requisitos e Endereços das unidades de ensino

Faetec: 100 mil vagas em cursos profissionalizantes até 30 de janeiro.



Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, está com 114.606 vagas em cursos profissionalizantes abertas até o dia 30 de janeiro. Todos os cursos são gratuitos e o cadastro deve ser realizado pelo site da Fundação em (www.faetec.rj.gov.br) no link “Inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissionall”. 
São 94.874 vagas em cursos de capacitação profissional, com oportunidades em diferentes áreas de atuação. Só para a Construção Civil são 8.184 oportunidades. Na área de Informática são 4.929. A Rede ainda contempla as áreas de Moda, Beleza, Hotelaria, entre outras. Para quem tem interesse em atividades artístico-culturais ou físico-esportivas, a Fundação oferece 19.467 oportunidades. Os candidatos podem encontrar uma escola da Fundação em diversos municípios do Estado.
  
O destaque dessa primeira rodada são os cursos com foco nos setores estratégicos para atender os grandes eventos internacionais que o Estado irá sediar, como a Jornada Mundial da Juventude em julho deste ano, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016. Cursos de Idiomas e na área de Hospitalidade e Lazer, por exemplo, somam 26.859. 

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, destaca a atenção do Estado em formar profissionais para atender as demandas da sociedade e da economia Fluminense.

– Com o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro, é cada vez mais urgente oferecer oportunidades que acompanhem esse crescimento. A Faetec, mais uma vez, cumpre seu papel trazendo essas oportunidades para a população – ressalta o secretário.

Já o presidente da Fundação, Celso Pansera, observa que as vagas oferecidas cumprem o papel de formar profissionais que venham a atender os desafios para o crescimento do Estado do Rio de Janeiro.

– O Estado do Rio está com uma demanda muito grande de mão de obra qualificada, principalmente com a realização de grandes eventos internacionais. Os cursos profissionalizantes oferecidos potencializam a oferta de vagas em todo o Estado, para que toda a população tenha condições de melhorar sua qualidade de vida – explica o presidente.

Para se candidatar é preciso que o candidato tenha, no mínimo, 15 anos e Ensino Fundamental completo. As vagas serão distribuídas mediante sorteio, organizado pela Fundação, no dia 1º de fevereiro. 

Desta vez, os interessados poderão escolher até três cursos diferentes por CPF. Quem não tiver acesso à internet poderá procurar uma das 89 unidades da Faetec Digital distribuídas em todo o Estado e contar com o auxílio dos monitores da Fundação.
Fonte: http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/3644-faetec-abre-mais-de-100-mil-vagas-em-cursos-profissionalizantes

Faetec: inscrições até 27 de maio para mais de 3 mil vagas do Ensino Fundamental a Educação Superior


A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) segue com inscrições abertas até o dia 27 de maio para 3.484 vagas em cursos nos níveis de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Jovens e Adultos (Proeja), Técnico Subsequente ao Ensino Médio e Educação Superior.

Para o EJA nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), são oferecidas 536 vagas – todas distribuídas por sorteio –, para quem não concluiu os estudos em idade regular em cinco escolas da Rede. Já o Proeja oferece 250 vagas em duas unidades de ensino da Faetec, para cursos com matriz integrada da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O objetivo é dar qualificação profissional a estes estudantes, que não concluíram o Ensino Médio na época certa.

Destaque para os cursos do Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio, que oferecem o maior número de vagas do concurso: são 2.356 vagas em 24 cursos, de 23 escolas da Rede, entre Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj). O curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho, oferecido exclusivamente pela ETE de Saúde Herbert Daniel de Souza, e também subseqüente ao ensino médio, tem 90 vagas, destinadas a quem concluiu o Técnico em Enfermagem.

A ETET Martins Pena, mais antiga escola de teatro da América Latina, oferece 30 vagas para no curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Artes Dramáticas. Todos os candidatos terão que realizar teste de habilidades nas datas definidas no edital.

Os Institutos Superiores de Tecnologia (ISTs) e de Educação (ISEs) da Faetec, oferecem 222 vagas em seis cursos. As áreas abrangidas são: Informática, Gestão Ambiental, Processos Gerenciais e Pedagogia.

Os interessados em participar do concurso só podem se inscrever pelo site da Fundação –www.faetec.rj.gov.br – e quem não tiver acesso à internet pode recorrer às unidades do projeto Faetec Digital espalhadas pelo Estado. A localização de cada unidade no estado pode ser encontrada no endereço eletrônico: http://www.faetec.rj.gov.br/faetecdigital/index.php/unidades.

As inscrições para os cursos de Nível Subsequente ao Ensino Médio – para quem já concluiu este nível de estudos – e de Educação Superior, custam R$ 38,00 – exceção feita para o EJA e Proeja e o curso da Martins Pena. O valor deve ser pago por boleto bancário gerado ao término da inscrição. Os editais de cada processo seletivo estão disponíveis no site da Faetec: www.faetec.rj.gov.br . Para outras informações, basta ligar para o telefone da Fundação Dom Cintra, responsável pelo processo seletivo: (21) 4063 6396.

Fonte: http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/3343-faetec-segue-com-inscricoes-ate-27-de-maio-para-mais-de-3-mil-vagas-do-ensino-fundamental-a-educacao-superior

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Prouni 2013: Calendário e regras da seleção.


O que é o Prouni?
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Podem participar os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola, os estudantes com deficiência e os professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Inscrições (Clique aqui)  Site Prouni (Clique aqui)

Para se inscrever no Prouni 1º/2013 é preciso ter participado do Enem 2012 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota superior a zero na redação.
Para efetuar a inscrição no Prouni 1º/2013, o candidato deve informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2012.
Esqueçeu sua senha do ENEM? Clique aqui
Não possui comprovação de renda? veja modelos de declaração de próprio punho.
Clique em CONTINUAÇÃO  e veja o cronograma, regras e diferenças entre o Prouni e o SISU.

ProUni 2013 com inscrições até 21/01 já tem 358.939 inscritos. Corra!!!


Estão abertas as inscrições para o PROUNI 2013. Até o momento, mais de 350 mil candidatos já se inscreveram. Vai deixar para a ultima hora? Clique no link abaixo ou na imagem acima e faça sua inscrição. Boa sorte


Veja reportagem da EBC Serviços:

Brasília – O número de inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC) registrou 358.939 inscritos até as 19 horas de ontem (17), segundo dados divulgados no site do MEC. As inscrições começaram na madrugada desta quinta-feira e vão até as 23h59 da segunda-feira (21), pelo horário de Brasília (DF). Neste primeiro semestre, a oferta é  162.329 bolsas de estudos, distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. No total, são 108.686 bolsas integrais e 53.643 parciais. O estado de São Paulo é o que oferece mais bolsas, 56 mil, seguido por  Minas Gerais (17 mil bolsas) e o Paraná (12 mil).
Os candidatos podem se inscrever no ProUni exclusivamente pela internet. Para participar é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e alcançado pelo menos 450 pontos e não ter zerado a nota da redação. No ano passado, a exigência mínima era 400 pontos.
A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo e as parciais àqueles com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 deste mês e a segunda, no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá entrar na lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.
O estudante que conseguir apenas a bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra metade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).
*Colaborou Yara Aquino
Edição: Fábio Massalli

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Nova EJA SEEDUC: Conheça a estrutura e o calendário da formação continuada 2013.

(Clique na imagem acima e acesse a página do Nova EJA no site do CECIERJ)

Nova proposta Metodológica de Formação Continuada para professores que estarão atuando no Projeto NOVA EJA - Módulo I - Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

A Formação Continuada Inicial será obrigatória, sendo 20 horas presenciais e 8 horas a distância.

O Calendário da Formação:
    05 encontros presenciais ( total de 20 horas )
        De 04 a 07 de fevereiro - para as Regionais Metropolitanas III / IV/ VI) Horário: 17:30 às 21:30
        04 a 07 de fevereiro – Regionais: Metro I,II,V,VII, Centro Sul, Médio Paraíba, Serrana I,II,Baixadas Litorânea, Norte Fluminense e Noroeste Fluminense - 12:30 às 16:30
        23 de fevereiro – 09:00 às 13:00 horas (Comum à todas Regionais) Atividades a distância (total 8 horas)
        02 atividades para entrega no ambiente virtual até 18 de fevereiro 

Formação Continuada por disciplina – 152 horas
    40 horas a distância por módulo da disciplina (total 80 horas a distância)
    01 encontro (08 horas) presencial – mensal (total 72 horas presencial)
    Sempre no 4.º sábado do mês – 8 às 16 horas

A efetivação da inscrição se dará nas Unidades Escolares onde o professor está alocado no Projeto Nova EJA, através do preenchimento da Ficha de Inscrição e do Termo de Compromisso.
(Clique na imagem acima e acesse a página principal do PROJETO SEEDUC no site da CECIERJ)


Etapas da Estrutura da Formação Continuada:
    Para Docentes de Língua Portuguesa e Matemática: serão ministrados Módulo I e II do Currículo do Projeto NOVA EJA. O Curso de Aperfeiçoamento iniciará em 04/02/2013 e terminará em 20/12/2013, com carga horária de 160 horas, caso o professor venha almejar a complementação de 200 horas e a confecção de monografia, para obtenção de certificado de Especialista, a formação se estenderá até 11/2014;
    Para Docentes de História e Geografia: o módulo I do currículo do Projeto NOVA EJA se iniciará em 04/02/2013 e terminará em 20/07/2013; 
   Para Docentes de Filosofia e Sociologia: em 04/02/2013 iniciará o módulo I do Currículo do Projeto Nova EJA, e terminará em 20/07/2013. O professor cursista que concluir os módulos I e III de Sociologia, e desejar a complementação de 200 horas e a confecção da monografia, para obtenção do certificado de especialista, poderá ingressar na especialização a partir de agosto de 2014.

Para maiores informações entre em contato como o Coordenador de Gestão de Pessoas de sua Regional ou com a Diretoria de Formação e Desenvolvimento de Pessoas/ SEEDUC através do telefone: 2380-9108
SEEDUC - Secretaria de Estado de Educação Fundação CECIERJ - Consórcio cederj


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

SISU 2013: resultado da primeira seleção.

Já está disponível no site do Ministério da Educação/ MEC a lista de selecionados para as vagas nas universidades públicas oferecidas no Sistema de Seleção Unificada - SISU. Os candidatos devem acessar a página do SISU e clicar em Lista de Selecionados, ou no link http://sisu.mec.gov.br/selecionados. A busca pode ser feita pro universidade (Instituição), por curso e turno escolhidos pelo candidato no momento da inscrição.
 Ao todo 129.319 vagas foram oferecidas em 3752 cursos de graduação, lembrando que esse ano foi implementado o início do processo de adoção do Sistema de Cotas Raciais definido pela lei sancionada em 2012.
 As matriculas serão nos dias 18 e 22 de janeiro e as dúvidas sobre os procedimentos e  documentos necessários devem ser tiradas nas próprias universidades.
 Quem não foi contemplado nessa primeira chamada não deve desanimar pois no dia 28 haverá uma segunda chamada.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Aprenda como são feitos os mapas.


Quer aprender como são feitos os mapas, seus elementos, usos e importância de uma maneira lúdica, divertida e virtual? Acesse o site de  Alfabetização cartográfica do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LABTATE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) .
Lá você pode ver passo-a-passo a fabricação de um a mapa, entender a história do mapa e sua evolução através de ilustrações, animações, textos de simples entendimento, vídeos e muitas imagens. 
Agora você vai gostar de estudar cartografia e, nos dias atuais, isso é muito importante pois os mapas estão na previsão do tempo dos telejornais, nos computadores, celulares e aparelhos de GPS que nos ajudam a passear para longe. Aproveite para tentar construir um mapa do seu bairro e mostre para seus amigos.

O endereço do site é:
http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/

Regionalização e Divisão Regional Brasileira

O que é Regionalização? 

Por regionalização pode-se entender a
divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias.

Regionalizações usadas atualmente no Brasil 

Macrorregiões ou Regionalização do IBGE: oficial do Estado, leva em consideração as fronteiras políticas dos estados. Vantagem: maior disponibilidade de material para pesquisa e maior divulgação na mídia.Desvantagem: desconsidera aspectos naturais e socioeconômicos importantes na fragmentação do território, além disso, o número de regiões para estudar é maior.
Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais: elaborada na década de 1960 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, considera características históricas, naturais e econômicas sem se preocupar com as fronteiras políticas interestaduais. Vantagem: estabelece critérios mais relevantes, do ponto de vista conceitual, na individualização das partes do território brasileiro. Desvantagem: escassez de material pedagógico. 


Histórico da Regionalização Oficial

O território do Brasil já passou por diversas divisões regionais. A primeira proposta de regionalização foi realizada em 1913, e depois dela outras propostas surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos Estados. A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da Constituição de 1988. O órgão responsável pela divisão regional do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja o processo brasileiro de regionalização:

1913

Divisão regional de 1913
A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

1940 
Em 1940, o IBGE elaborou uma nova proposta de divisão para o país que, além dos aspectos físicos, levou em consideração aspectos socioeconômicos. A região Norte era composta pelos Estados de Amazonas, Pará, Maranhão e Piauí e o território do Acre. Goiás e Mato Grosso formavam com Minas Gerais a região Centro. Bahia, Sergipe e Espírito Santo formavam a região Leste. O Nordeste era composto por Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro pertenciam à região Sul.

1945

Divisão regional de 1945
Conforme a divisão regional de 1945, o Brasil possuía sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual Estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o Estado do Amapá. Mato Grosso perdeu uma porção a noroeste (batizado como território de Guaporé) e outra ao sul (chamado território de Ponta Porã). No Sul, Paraná e Santa Catariana foram cortados a oeste e o território de Iguaçu foi criado.

1950 
Os territórios de Ponta Porã e Iguaçu foram extintos e os Estados do Maranhão e do Piauí passaram a integrar a região Nordeste. Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro formavam a região Leste. Em 1960, Brasília foi criada, e o Distrito Federal, capital do país, foi transferido do Sudeste para o Centro-Oeste. Em 1962, o Acre se tornou Estado autônomo e o território de Rio Branco ganhou o nome de Roraima.

1970 
Em 1970 o Brasil ganhou o desenho regional atual. Nasceu o Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro sendo agrupados a Minas Gerais e Espírito Santo. O Nordeste recebeu Bahia e Sergipe. Todo o território de Goiás, ainda não dividido, pertencia ao Centro-Oeste. Mato Grosso foi dividido alguns anos depois, dando origem ao estado de Mato Grosso do Sul.

Divisão regional atual
1990 Com as mudanças da Constituição de 1988, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O Estado do Tocantins foi criado a partir da divisão de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia se tornaram Estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado a Pernambuco.

Fontes
http://www.brasilescola.com/brasil/divisao-regional-brasileira.htm
http://cenfopgeografia.wordpress.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regionaliza%C3%A7%C3%A3o

domingo, 6 de janeiro de 2013

SISU 2013 - Infográfico

Fonte: http://sisu.mec.gov.br/como-funciona

SISU 2013 - Saiba Tudo!!!

O Sisu ficará disponível para inscrição dos candidatos do dia 7 de janeiro de 2013 até as 23h59 do dia 11 de janeiro de 2013.

CLIQUE EM CONTINUAR E SAIBA TUDO O QUE PRECISA SOBRE O SISU

SISU 2013 - Inscrições Abertas em Janeiro


Aqueles que realizaram o ENEM 2012 e estão de olho em uma vaga nas universidades públicas em 2013 devem ficar atentos à inscrição no SISU (Sistema de Seleção Unificada). O Sisu ficará disponível para inscrição dos candidatos do dia 7 de janeiro de 2013 até as 23h59 do dia 11 de janeiro de 2013. Durante o período de inscrição, o sistema estará aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília.

O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)? 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funciona o Sisu?
O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. 

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. 

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. 

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). 

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção. 

Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

Onde se inscrever?
A inscrição é feita exclusivamente pela internet, por meio da página do Sisu, e sem a cobrança de taxas página do Sisu

sábado, 5 de janeiro de 2013

Nova Iguaçu: Matrículas Abertas para educação infantil e EJA

5/1/2013, 11:26 Fonte: noticias.sitedabaixada.com.br
A Prefeitura de Nova Iguaçu inicia na segunda-feira (7), a primeira fase de matrículas para o ano letivo de 2013. São 19 mil novas da educação infantil ao 9º ano e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O cadastro, nesta etapa, nas 125 unidades escolares acontece de segunda a sexta-feira, até o dia 11 de janeiro. Às aulas terão início no dia 7 de fevereiro.
O atendimento será sempre das 8h às 14h ou das 18h às 20h, no caso dos interessados nas vagas do EJA.

Para a efetivação da matrícula são necessários os seguintes documentos:
    • Duas fotos 3 x 4;
    • cópia da certidão de registro civil ou cédula de identidade do requerente, com os respectivos originais para conferencia;
    • cópia da identidade e do CPF do responsável ou do próprio requerente,quando maior ou emancipado,com os respectivos originais para conferencia;
    • Histórico escolar original ou declaração de escolaridade com validade de 30 (trinta) dias, onde deverão constar o (a) último (a) ano/serie escolar concluído (a) e o ano de conclusão;
    • Comprovante de residência atualizado;
    • Caderneta de vacinação do aluno menor de 07 (sete) anos de idade;
    • Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS do requerente e fator RH
    • Como nos anos anteriores, as matrículas acontecerão em três momentos. A primeira fase é para quem foi contemplado para a primeira opção de escola, feita na pré-matrícula no período de 21 a 30 de novembro. Para quem não garantiu a vaga nas primeiras opções de escola de preferência, fará matrícula dos dias 28 de janeiro a 11 de fevereiro.
      Já a terceira e última etapa de matrícula será no dia 4 de fevereiro e é destinada para os que não conseguiram ser contemplados em nenhuma das três opções de escolha de escola.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Conheça o "Grande Museu da Internet" - Big Internet Museun


   Embora esteja em constante evolução, a internet já coleciona alguns marcos históricos desde sua criação, e agora muitos deles podem ser visitados em um museu – online, obviamente –, criado por três holandeses: The Big Internet Museum.
Entre as atrações estão a ARPAnet, que deu origem à rede, o email, IRC e ICQ (os vovôs do MSN, Gtalk e Skype), o spam e até mesmo os emoticons.
    Para os que viram a WWW (World Wide Web) nascer, é uma viagem no tempo, e para as gerações mais novas, acostumadas ao mundo dos tablets, trata-se de uma oportunidade de entender como chegou-se até aqui em tão pouco tempo.
     "Nós não temos um prédio. A razão é simples: nossa coleção só existe online. Fora isso, somos um museu como qualquer outro –com curadores, uma coleção permanente diversificada, exposições temporárias, diferentes alas, doações, e mais. Talvez possamos até abrir uma loja de souvenirs no futuro", diz um anúncio dos criadores Dani Polak, Joep      Drummen e Joeri Bakker no site: Clique www.thebiginternetmuseum.com.
     Curiosamente, a página de abertura diz que o local tem entrada gratuita, e que está aberto constantemente, sete dias por semana, 24 horas por dia, mas estará fechado durante o Carnaval no Brasil, "por razões óbvias".
     O museu também dá a possibilidade de o usuário se transformar em um dos curadores, ao mover objetos que acha mais importantes na coleção, além de enviar sua própria entrada para a exposição, com algo que julgue relevante na história da rede.

Alas especializadas
     "O museu tem sete alas especializadas. Por exemplo, na ala de história os visitantes descobrem os primeiros testes com a ARPAnet [primeiro "sistema operacional" da internet antes da criação da WWW]", explicam os criadores.
     Na ala "meme", encontram-se fenômenos virais como Chuck Norris, que em 2005 foi criticado por sua suposta dureza, e o Nyan Cat, uma animação de um gato feita em 8 bits ao ritmo da canção "Nyanyanyanyanyanyanya".
     Entre as exposições temporárias, a agência britânica de produção de conteúdo digital MediaMonks prepara uma mostra especial sobre o Adobe Flash – plataforma multimídia para agregar animações, vídeos e interatividade.
     Em sua resenha sobre o museu, o blog especializado em tecnologia The Verge diz que "apesar de ser uma boa maneira de refrescar a memória sobre as coisas que havíamos esquecido", as exposições "não oferecem a possibilidade de ver de perto os curiosos objetos físicos da história da internet".

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ENEM / PROUNI - MEC divulga regras de inscrição para bolsas de estudo do Prouni EM 2013



Nota mínima no Enem exigida para participação subiu para 450 pontos. Os prazos de inscrição serão divulgados no início de janeiro.


O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (31) as regras de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2013, que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. A portaria nº 27 foi publicada na edição desta segunda do "Diário Oficial da União".
De acordo com o documento, os prazos de inscrição, seleção e matrícula serão divulgados em um edital previsto para o início de janeiro de 2013. Neste edital também será divulgado o número de bolsas.
A principal novidade é a mudança da nota mínima exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Agora, os candidatos devem ter atingido a média geral de 450 pontos no Enem de 2012 para concorrer às bolsas do Prouni. No ano passado, a exigência era de 400 pontos. Participantes que tiraram nota zero na redação também não poderão participar. 

As bolsas serão divididas em duas modalidades: integrais e parciais. A integral custeia todo o valor da mensalidade e é destinada a candidatos que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Já a parcial custeia 50% da mensalidade e é oferecida a quem possui renda familiar entre 1,5 e três salários mínimos.
No ato da inscrição, os estudantes poderão optar por até duas opções de curso de institutições de ensino superior conveniadas em todo o país. Os candidatos que obtiveram as maiores notas no Enem ficam com a vaga escolhida na primeira opção. Quem não tiver nota suficiente para o primeiro curso, passa a concorrer ao curso escolhido como segunda opção.
Para se inscrever, é preciso utilizar o número de inscrição e senha cadastrada para acesso ao sistema do Enem 2012, além do CPF.
Podem participar do programa estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham obtido bolsa integral em instituições particulares. Os candidatos também não podem ter diploma de ensino superior ou estar matriculado em uma faculdade.
Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino também podem participar. Os professores só podem se inscrever para cursos de licenciatura para formação na educação básica.
Fonte: G1.com