sábado, 18 de agosto de 2012

Fazendo / Desenhos: uma arte e uma paixão.


Antes do blog Geoeducador ser criado no blogger do Google, o site Geoeducador já foi hospedado em provedores como o "Geocities Yahoo", "Oi" e "Xpg". Nesses espaços havia uma página especial chamada "Fazendo". Nela haviam postagens de trabalhos artísticos como desenhos, fotografias e trabalhos de design gráfico, entre outros. Estamos tentando reproduzir isso aqui no blog através dos marcadores. Em breve pretende-se  publicar dezenas de desenhos e separá-los por temas com os marcadores. Por enquanto posto essa coletânia de desenhos de pessoas reais e fictíficas, porém todas especiais para mim por que esses desenhos foram feitos com muita dedicação e carinho. Não prezo pela perfeição deles (até por que nunca fiz curso de desenho embora sonhasse com isso), mas prezo pela paixão em tudo o que faço. E como gosto de fazer muita coisa sempre explico que esse blog é um pouco desse meu multiverso.

Se gostar, fique a vontade para comentar e fazer suas críticas  construtivas. E não deixe de se dedicar se também tiver essa paizão. Grande abraço!

(Madeixas - Silvia R. Vicente)                                         (Princesinha - Elaine Borges)





















(A Noiva - Regina Borges)        (Princesa Campestre - Reprodução de outro desenho)






















(Book- Luana Werneck)
 Para ver mais clique no link abaixo

Fotografias da Lua



Linda e misteriosa, a Lua (nosso satélite natural) é admirada, desejada e temida desde a antiguidade. Muitas sociedades divinizaram a Lua e os mitos sobre suas fases permeiam a imaginação de muitos ainda hoje. De todo modo, apreciar uma bela Lua cheia em noite de céu claro é muito mais fácil do que fotografá-la com seus mais belos detalhes. Contudo, com alguns cuidados, as técnicas certas e um pouquinho de paciência é possível ter belas imagens da Lua. Basta seguir alguns dos conselhos abaixo:
Com uma máquina semi-profissional (ou com possibilidade de configuração manual) um tripé (ou um banquinho fixo), deve-se aproveitar os primeiros momentos em que a Lua nasce “cheia”, uma vez que no horizonte temos a impressão (por ilusão de ótica) que ela é bem maior.
Na configuração manual, reduzir o tempo de abertura do obturador para diminuir a exposição da luz, para que a luz excedente não transforme a luz em um “sol” em sua foto. (No caso de aumentar o tempo de abertura do obturador ao máximo, é possível fotografar estrelas, mas isso fica para outra postagem).

Apoiar a máquina no tripé ou em um banquinho de modo que a máquina não trema muito. Aproximar o zoom o máximo que puder desde que não perca o foco (em casos de máquinas até 10x de zoom).
Pronto, é só clicar e se divertir. Caso não dê para ver os detalhes (os desenhos da Lua), verificar se a exposição não pode ser diminuída mais ainda.
Ah! E a qualquer dia a Lua apresentará o mesmo desenho. Isso ocorre por que o tempo de rotação da Lua é o mesmo tempo que ela leva para dar a volta na Terra. Mas isso você já deve ter aprendido se não tiver fugido da aula de Geografia.
As que estão nessa postagem são minhas. Eu já segui as dicas, só falta você!
Boas fotos!